Breaking News

6/recent/ticker-posts

Paraná: O que Christiane Yared pensa sobre aborto, maioridade penal, casamento gay

Christiane Yared / Foto: Facebook
Christiane Yared, do PTN, é a deputada federal mais votada do Paraná, com mais de 200 mil votos. No entanto, a maior parte dos eleitores aparentemente conhece a deputada eleita quase que só devido à sua luta contra a impunidade no trânsito (o filho dela morreu há cinco anos em um acidente de trânsito em Curitiba).
Em Brasília, Christiane obviamente não terá sua atuação restrita à área de trânsito. Por isso, o blog entrevistou-a para saber o que ela pensa sobre alguns temas polêmicos que poderão estar em pauta no Congresso Nacional nos próximos anos.
Saúde
Christiane diz que a saúde será sua principal bandeira, e que o trânsito faz parte disso. “Hoje, o trânsito estrangula a saúde pública brasileira. Chega-se a ocupar sete de cada dez leitos com acidentados”, afirma. Segundo ela, a sua luta será por salvar vidas, e nisso promete ter parcerias com ONGs.
Aborto
A deputada eleita, que também é pastora evangélica, diz ser absolutamente a favor da vida e contra o aborto. No entanto, diz que em geral concorda com a legislação atual, que prevê exceções como no caso de estupro. “É preciso também pensar na vida da mãe. Imagine um caso de uma adolescente estuprada, por exemplo. Temos que levar isso em consideração”, diz.
Maioridade penal
Christiane diz ser contra propostas que tentam diminuir a idade para que o indivíduo possa ser preso dentro das mesmas condições dos adultos. “O Estado não cuida do adolescente e depois vai querer encarcerá-lo? As Febens não funcionaram”, diz ela. Segundo Christiane, o caminho é educar o adolescente que comete um crime, e também orientar a família. Ela é favor principalmente de penas alternativas, mas não descarta a possibilidade de reclusão em alguns casos.
Casamento gay
A deputada diz ser contra o casamento gay. Afirma que as pessoas têm de ter liberdade e direito de ser felizes. “Cada um que faça o que quiser de sua vida, de sua liberdade”, diz. Mas quando questionada sobre a união homoafetiva lembra de sua atuação como pastora e diz que, se o tema fosse colocado em pauta, votaria contra.
Criminalização à homofobia
A deputada diz que acha que o tema não é prioritário, dadas outras urgências que deveriam ser discutidos em Brasília.
Segundo turno
Christiane Yared diz que ainda não decidiu se apoiará Dilma ou Aécio. “Trabalho a favor da vida, não a favor dos partidos.” Ainda nesta segunda, se reuniria com líderes de sua campanha para discutir o tema.
Fonte: Gazeta do Povo

Postar um comentário

0 Comentários